SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número1Entre o não lugar e o protagonismo: articulações teóricas entre trabalho, gênero e raça índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Cadernos de Psicologia Social do Trabalho

versão impressa ISSN 1516-3717

Resumo

SICOLI, Juliana Lordello. Resíduos de decisão e suas repercussões à saúde dos trabalhadores em uma cooperativa de reciclagem. Cad. psicol. soc. trab. [online]. 2014, vol.17, n.1, pp. 1-16. ISSN 1516-3717.

O artigo discute o trabalho intensivo da pré-reciclagem no atual estágio de alargamento das formas desregulamentadas, degradadas e precarizadas de trabalho, condicionadas pelo imperativo da sobrevivência. A discussão tem como base o estudo etnográfico da Cooperativa de Reciclagem de Matéria-Prima de Embu (Coopermape) - lócus da dissertação defendida por Juliana Lordello Sícoli e orientada por Leny Sato em 2007 - e problematiza em que medida cooperativas que atuam na pré-reciclagem podem reorganizar o processo de trabalho levando em conta também os interesses e as necessidades dos trabalhadores. Apesar da configuração exógena da organização do trabalho, a experiência de campo mostrou que existe uma margem residual, mas importante, de decisão dos cooperados sobre o processo cotidiano de trabalho. As experiências de reconfiguração de algumas etapas e atitudes preventivas identificadas indicam que há situações em que é possível compatibilizar agilidade no processo e minimização da sobrecarga e desgaste dos trabalhadores. As considerações finais procuram valorizar as conquistas recentes, especialmente a instituição da Política Nacional de Resíduos Sólidos, problematizando seu potencial para alargar os avanços observados na pesquisa de campo.

Palavras-chave : Autogestão; Saúde do Trabalhador; Reciclagem; Organização do Trabalho.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License