SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue1Between displacement and protagonism: theoretical articulations between work, gender and racePublic Service: meanings and senses of an evolving labor author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Cadernos de Psicologia Social do Trabalho

Print version ISSN 1516-3717

Abstract

MACIEL, Regina Heloisa de Oliveira et al. Redes sociais e capital social na formação de redes socioprodutivas: Estudo em uma feira de confecções de Fortaleza. Cad. psicol. soc. trab. [online]. 2014, vol.17, n.1, pp. 33-47. ISSN 1516-3717.

Este ensaio discute as noções de trabalho informal, redes sociais e capital social na busca pela proposição de uma reflexão para o que se denomina de redes socioprodutivas, tendo como campo empírico as feiras do Centro de Fortaleza. Para marcar os aspectos da informalidade e as características das redes que sustentam esse tipo de atividade, foi realizada uma entrevista em profundidade com um produtor/feirante. Também se incluíram observações in loco e pesquisa bibliográfico-documental, que auxiliaram na contextualização histórica das feiras e na descrição da informalidade em Fortaleza, tendo como fontes matérias de jornais e dados dos órgãos oficiais do Governo. Nas considerações finais, mostra-se que o estudo das feiras, com suporte nesse ponto de vista, pode melhor esclarecer as vivências dos trabalhadores, produtores/feirantes, que vivem e sobrevivem da informalidade e discute-se o potencial desse enfoque para o entendimento das atividades que ocorrem nas feiras e das relações sociais e produtivas que ali se estabelecem, propondo a expressão "rede socioprodutiva" para instigar o debate que deve ser considerado em outros estudos.

Keywords : Setor informal; Capital Social; Feiras; Setor de Confecção; Redes Socioprodutivas.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License