SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue1Social networks and social capital in the formation of socio-productive networks: Study in a downtown garment street market of FortalezaIntensification and prolongation of the working journey in industries of slaughter and meat processing and their impact on workers' health author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Cadernos de Psicologia Social do Trabalho

Print version ISSN 1516-3717

Abstract

SOUZA, Sheila Ataíde Domingues de  and  MOULIN, Maria das Graças Barbosa. Serviço público: significados e sentidos de um trabalho em mutação. Cad. psicol. soc. trab. [online]. 2014, vol.17, n.1, pp. 49-65. ISSN 1516-3717.

Neste artigo propomos uma discussão que se situa no campo temático de articulação entre Psicologia e Trabalho. O objetivo foi discutir os sentidos e significados que os servidores públicos atribuem ao trabalho. Para tanto, a análise foi embasada em dados de uma pesquisa de campo com 30 servidores públicos federais que atuam em uma instituição de ensino técnico e tecnológico, e em referenciais teóricos que tratam da centralidade do trabalho e das especificidades dos processos de trabalho no setor de serviços. Os resultados revelam a importância do trabalho na estruturação material e simbólica da vida dos servidores, sendo que os sentidos a ele atribuídos estão relacionados ao provimento da sobrevivência, à (re)produção de valores sociais como autonomia e independência, à integração social, à realização pessoal e sentido existencial. A análise dessa dimensão subjetiva do trabalho também possibilitou dimensionar a importância da atenção à saúde desses trabalhadores em tempos de profundas mudanças no setor público.

Keywords : Sentidos do trabalho; Servidores públicos; Centralidade do trabalho; Setor de serviços.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License