SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número1Redes sociais e capital social na formação de redes socioprodutivas: Estudo em uma feira de confecções de FortalezaIntensificação e prolongamento da jornada de trabalho nas indústrias de abate e processamento de carnes e seus impactos na saúde dos trabalhadores1 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Cadernos de Psicologia Social do Trabalho

versão impressa ISSN 1516-3717

Resumo

SOUZA, Sheila Ataíde Domingues de  e  MOULIN, Maria das Graças Barbosa. Serviço público: significados e sentidos de um trabalho em mutação. Cad. psicol. soc. trab. [online]. 2014, vol.17, n.1, pp. 49-65. ISSN 1516-3717.

Neste artigo propomos uma discussão que se situa no campo temático de articulação entre Psicologia e Trabalho. O objetivo foi discutir os sentidos e significados que os servidores públicos atribuem ao trabalho. Para tanto, a análise foi embasada em dados de uma pesquisa de campo com 30 servidores públicos federais que atuam em uma instituição de ensino técnico e tecnológico, e em referenciais teóricos que tratam da centralidade do trabalho e das especificidades dos processos de trabalho no setor de serviços. Os resultados revelam a importância do trabalho na estruturação material e simbólica da vida dos servidores, sendo que os sentidos a ele atribuídos estão relacionados ao provimento da sobrevivência, à (re)produção de valores sociais como autonomia e independência, à integração social, à realização pessoal e sentido existencial. A análise dessa dimensão subjetiva do trabalho também possibilitou dimensionar a importância da atenção à saúde desses trabalhadores em tempos de profundas mudanças no setor público.

Palavras-chave : Sentidos do trabalho; Servidores públicos; Centralidade do trabalho; Setor de serviços.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License