SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número1Serviço público: significados e sentidos de um trabalho em mutaçãoOs sentidos do trabalho para egressos do sistema prisional inseridos no mercado formal de trabalho¹ índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Cadernos de Psicologia Social do Trabalho

versão impressa ISSN 1516-3717

Resumo

MAGRO, Márcia Luíza Pit Dal; COUTINHO, Maria Chalfin; BLANCH, Josep Maria  e  MORE, Carmen Leontina Ojeda Ocampo. Intensificação e prolongamento da jornada de trabalho nas indústrias de abate e processamento de carnes e seus impactos na saúde dos trabalhadores1. Cad. psicol. soc. trab. [online]. 2014, vol.17, n.1, pp. 67-83. ISSN 1516-3717.

As indústrias de abate e processamento de carnes vêm assumindo grande importância econômica no cenário nacional, entretanto, as difíceis condições de trabalho nesse setor ocasionam o adoecimento de muitos trabalhadores. O objetivo deste estudo foi identificar as características do trabalho nas agroindústrias do estado de Santa Catarina e analisar a relação dessas com a saúde dos trabalhadores. Esta pesquisa é de natureza qualitativa e, por sua vez, um estudo descritivo exploratório. Os instrumentos utilizados para o levantamento de informações foram entrevistas semiestruturadas realizadas com 17 trabalhadores e 14 profissionais de saúde. A entrevista foi subsidiada pelos registros de diário de campo decorrentes de observação participante. Por meio deste estudo observou-se que, apesar das tentativas de fiscalização e regulamentação das atividades laborais no setor agroindustrial, vem ocorrendo um processo de intensificação e prolongamento da jornada de trabalho nesse contexto, aspectos que são as principais características desse trabalho na região estudada. Nesse sentido, se destacou uma estreita relação entre a atividade produtiva nas indústrias de abate e processamento de carnes e o adoecimento dos trabalhadores do setor.

Palavras-chave : Indústrias de abate e processamento de carnes; Intensificação do trabalho; Prolongamento da jornada laboral; Saúde do trabalhador.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License