SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número1Os sentidos do trabalho para egressos do sistema prisional inseridos no mercado formal de trabalho¹Prevalência de transtornos mentais e comportamentais nas instituições públicas federais de Rondônia índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Cadernos de Psicologia Social do Trabalho

versión impresa ISSN 1516-3717

Resumen

GUIRALDELLI, Reginaldo. Trabalho, trabalhadores e questão social na sociabilidade capitalista. Cad. psicol. soc. trab. [online]. 2014, vol.17, n.1, pp. 101-115. ISSN 1516-3717.

Este ensaio, por meio de revisão da literatura, analisa as transformações societárias em curso que afetam o mundo do trabalho e a vida em sociedade, provocando o acirramento da questão social, compreendida como resultante das contradições entre capital e trabalho. Em linhas gerais, tendo em vista o acúmulo de conhecimento produzido no campo das ciências sociais e humanas acerca do tema, são apresentados elementos acerca das alterações desencadeadas no mundo do trabalho e seus reflexos para os trabalhadores em tempos de crise do capital. Dentre as consequências dessas transformações estão a intensificação e a expansão de formas precárias de trabalho, o agravamento do pauperismo, o avanço do desemprego, a informalidade, as subcontratações, a miséria e a perda de direitos sociais. Tal quadro esboça, para o conjunto da classe trabalhadora, por meio de organizações e lutas coletivas, desafios com vistas à superação da sociabilidade capitalista.

Palabras clave : Trabalho; Trabalhadores; Questão Social; Capitalismo.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License