SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número1Prevalência de transtornos mentais e comportamentais nas instituições públicas federais de RondôniaTrabalho e trabalhadores dos canaviais: perfil dos cortadores de cana da região de Ribeirão Preto (SP)¹ índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Cadernos de Psicologia Social do Trabalho

versão impressa ISSN 1516-3717

Resumo

DIMOV, Tatiana  e  NOBREGA, Juliana da Silva. A questão da Saúde do Trabalhador em empreendimentos autogestionários. Cad. psicol. soc. trab. [online]. 2014, vol.17, n.1, pp. 129-142. ISSN 1516-3717.

Este artigo se propõe a revisitar alguns teóricos da autogestão, da sociologia e da psicologia do trabalho e da saúde do trabalhador a fim de formular uma construção possível de entendimento da saúde do trabalhador dentro do contexto das fábricas recuperadas. Nessas fábricas, os trabalhadores podem participar ativamente das escolhas relacionadas ao processo produtivo e, muito embora o ritmo de trabalho seja pautado pelas empresas capitalistas com quem devem concorrer, podem participar das decisões referentes às condições que regram o ritmo de trabalho. Se problemas relacionados ao adoecimento no trabalho existem, é possível que estes se deem em uma outra proporção em relação ao trabalho na fábrica tradicional. A vantagem do processo autogestionário é a possibilidade de coletivamente se alterar a forma de estar no trabalho com o intuito de buscar o bem-estar coletivo.

Palavras-chave : Autogestão; Saúde do trabalhador; Economia Solidária.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License