SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue2The professional project of middle-classes youth: normative guidelines and insertion strategiesInfluence of gender stereotypes in the rating of workplace incivility author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Cadernos de Psicologia Social do Trabalho

Print version ISSN 1516-3717

Abstract

BRANDAO, Giselle Reis. Quando diferentes maneiras de cuidar se tornam problema: o ofício descuidado, uma experiência com a metodologia de instrução ao sósia. Cad. psicol. soc. trab. [online]. 2014, vol.17, n.2, pp. 176-189. ISSN 1516-3717.

Este artigo resume uma intervenção realizada com os cuidadores de pessoas com deficiências intelectuais em uma organização privada, em Minas Gerais, sob a abordagem da Clínica da Atividade e que, posteriormente, originou a pesquisa para o doutorado da autora em Psicologia do Trabalho. A intervenção aconteceu com seis cuidadores, entre 2010 e 2011, sob os princípios da metodologia histórico-desenvolvimental de Vygotsky, associados ao método de instrução ao sósia. Adotou-se a análise de conteúdo dos diálogos, inspirada em trabalhos de autores da área, orientada pela relação dialética entre a atividade e o ofício. Além das várias evidências de que um enquadre metodológico pôde ser instalado, levando-os a discutir sobre a problemática posta, foram selecionados dois resultados que enfatizam o potencial metodológico da instrução ao sósia: o desenvolvimento da atividade de um cuidador, ilustrado por um trecho extraído dos diálogos, e os argumentos que indicam a ausência (disfunção) da função psicológica do coletivo de trabalho (o gênero profissional) para aqueles profissionais.

Keywords : Atividade; Cuidadores; Ofício; Intervenção.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License