SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue2"We are survivors": experiences of being a public servant at INSS considering the new management modes and precarious work conditions in public service management reformThree movements to problematize the work in contemporaneity author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Cadernos de Psicologia Social do Trabalho

Print version ISSN 1516-3717

Abstract

OLIVEIRA, Adélia Augusta Souto de  and  BASTOS, Juliano Almeida. Saúde mental e trabalho: descrição da produção acadêmica no contexto da pós-graduação brasileira. Cad. psicol. soc. trab. [online]. 2014, vol.17, n.2, pp. 239-254. ISSN 1516-3717.

Este estudo descreve a produção acadêmica da área de Saúde mental e trabalho na pós-graduação brasileira. A partir de uma perspectiva qualitativa, realizou-se uma pesquisa de tipo bibliográfica com os documentos disponíveis nos bancos de teses e dissertações da CAPES e da BVS-Psi. Os resultados indicam que a área tem sido estudada eminentemente em nível de mestrado; 84% são dissertações e 16% são teses. Os primeiros documentos datam de 1989. A partir do ano 2000, a produção cresceu consideravelmente: 88% do material data deste período. Predominam estudos ligados à Psicologia: 56% dos documentos. A região Sudeste concentra 46% do total; São Paulo responde por 30%, indicando uma grande concentração de estudos nessa região do país. Identifica-se ainda 49 instituições que apresentam produção de estudos, sendo USP, UFRJ, UFRGS, UNB e UFMG as que mais produzem. Conclui-se que a área de Saúde mental e trabalho surgiu do contexto socio-histórico em que se desenvolveu o campo da Saúde do trabalhador no Brasil. A produção proveniente em maior proporção de universidades públicas parece indicar um compromisso ético e político destas instituições em responder aos problemas sociais que demandam investigação científica.

Keywords : Saúde mental e trabalho; pós-graduação brasileira; descrição.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License