SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número2Três movimentos para problematizar o trabalho no ContemporâneO trabalho das docentes da Educação Infantil e o mal-estar docente: o impacto dos aspectos psicossociais no adoecimento índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Cadernos de Psicologia Social do Trabalho

versão impressa ISSN 1516-3717

Resumo

SCOPINHO, Rosemeire Aparecida  e  SANTOS, Charles dos. Batismo de fogo e gravador desligado: notas sobre embaraços vividos pelo pesquisador no cotidiano do trabalho de campo. Cad. psicol. soc. trab. [online]. 2014, vol.17, n.2, pp. 266-280. ISSN 1516-3717.

Os caminhos e atalhos definidos para lidar com as diferentes situações vivenciadas no fazer cotidiano dos que trabalham com pesquisa social qualitativa nem sempre são declarados e devidamente analisados como componentes intrínsecos ao campo empírico e ao objeto de estudo. Procuramos refletir sobre como certas situações por nós vivenciadas no cotidiano do trabalho científico contribuíram, substancialmente, para a nossa formação tornando possível nos situarmos adequadamente no campo empírico e esclarecermos os nossos objetos de estudo de melhor forma. Organizamos a reflexão em duas seções. A primeira - batismo de fogo - trata dos testes empreendidos pelos pesquisados para aceitar os pesquisadores no campo empírico. A segunda - gravador desligado - trata das formas definidas pelos pesquisados para a participação na pesquisa. A reflexão contribui para a reafirmação dos pressupostos da pesquisa qualitativa, no entanto, não deve ser entendida como regra de manual, mas como parte de uma experiência de trabalho singular vivida por determinados pesquisadores na relação estabelecida com determinados sujeitos em determinados espaços e tempos sociais.

Palavras-chave : Pesquisa Qualitativa; Campo Empírico; Trabalho do Pesquisador.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License