SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número1Dançarinos de quadrilha junina: um divertimento que é trabalho?Caracterização da atividade laboral de trabalhadores informais em praia de Natal (RN) - Brasil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Cadernos de Psicologia Social do Trabalho

versão impressa ISSN 1516-3717

Resumo

ANJOS, Daniela Dias dos. Habitus, gênero de discurso e gênero de atividade: construtos para compreender o trabalho docente. Cad. psicol. soc. trab. [online]. 2015, vol.18, n.1, pp. 15-28. ISSN 1516-3717.  http://dx.doi.org/10.11606/issn.1981-0490.v18n1p15-28.

Este texto tem por objetivo apresentar um diálogo entre os conceitos de habitus (Bourdieu), gênero de discurso (Bakhtin) e gênero de atividade (Clot), pensando em sua contribuição para a análise do trabalho docente. Os três conceitos versam sobre a tensão dialética entre a dinâmica social e a ação dos agentes/sujeitos/indivíduos. Bourdieu, Bakhtin e Clot dialogam com os autores dos seus respectivos campos do conhecimento e criticam a visão dicotômica dessa relação social/individual. Os autores apontam para um sujeito que age e se constitui a partir de uma história de práticas e de discursos socialmente produzidos. Neste texto indaga-se sobre as possíveis aproximações e as distinções conceituais que possam propiciar um refinamento conceitual e teórico e contribuir para a análise do trabalho docente, atividade profissional que se realiza em meio a uma história de práticas e dizeres já existentes, constituídos por aqueles que vivenciam/vivenciaram a profissão.

Palavras-chave : Trabalho docente; Habitus; Gênero de atividade; Gênero de discurso.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License