SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número1Habitus, gênero de discurso e gênero de atividade: construtos para compreender o trabalho docenteAposentadoria e trabalho docente: momento de despedidas ou reencontros com o trabalho? índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Cadernos de Psicologia Social do Trabalho

versão impressa ISSN 1516-3717

Resumo

XAVIER, Débora Guerra Pereira; FALCAO, Jorge Tarcísio da Rocha  e  TORRES, Camila Costa. Caracterização da atividade laboral de trabalhadores informais em praia de Natal (RN) - Brasil. Cad. psicol. soc. trab. [online]. 2015, vol.18, n.1, pp. 29-45. ISSN 1516-3717.  http://dx.doi.org/10.11606/issn.1981-0490.v18n1p29-45.

Este artigo analisa os modos de organização de uma atividade laboral, especificamente a de vendedor ambulante, situada na economia informal em uma praia urbana do nordeste do Brasil. São analisados resultados de pesquisa de natureza quantitativa e qualitativa, oriundos de questionário e observações de campo, realizados com grupo de sessenta vendedores ambulantes na praia de Ponta Negra (Natal, RN). As informações oriundas dos questionários passaram por análises estatísticas descritivas e inferenciais e foram integradas à análise clínico-interpretativa. Evidenciou-se a construção de um contexto específico para o exercício de sua atividade, caracterizado por necessidade constante de superação de obstáculos, estabelecimento de relações de submissão e diferenciação em coletivos de trabalho e mobilização de diversas competências e habilidades apoiadas em conhecimentos práticos. Conclui-se que a informalidade, para além da precariedade, abarca aspectos comuns ao trabalho formal, o que a sitia como atividade laboral legítima, do ponto de vista psicossocial, permitindo ultrapassar a perspectiva de antinomia entre essas duas modalidades de atividade.

Palavras-chave : Trabalho informal; Vendedor ambulante; Economia da praia; Competências no trabalho.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License