SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número1Caracterização da atividade laboral de trabalhadores informais em praia de Natal (RN) - BrasilO trabalho vivo de profissionais que lidam com a morte índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Cadernos de Psicologia Social do Trabalho

versão impressa ISSN 1516-3717

Resumo

JOGAIB, Marta Luiza Montenegro Lana  e  MUNIZ, Hélder Pordeus. Aposentadoria e trabalho docente: momento de despedidas ou reencontros com o trabalho?. Cad. psicol. soc. trab. [online]. 2015, vol.18, n.1, pp. 47-59. ISSN 1516-3717.  http://dx.doi.org/10.11606/issn.1981-0490.v18n1p47-59.

Este artigo tem o objetivo de analisar como professores de psicologia aposentados, que optaram por continuar trabalhando na universidade, estão vivenciando esse novo momento da carreira. A partir da perspectiva ergológica e de conceitos da ergonomia da atividade, foram realizadas conversas dialógicas sobre o trabalho com quatro professores de psicologia aposentados numa universidade pública federal, seguindo-se observações sobre algumas reuniões de trabalho. Conclui-se que os professores continuam trabalhando porque usaram a aposentadoria como estratégia para construir outro modo de fazer uso de si no trabalho, com mais autonomia para decidir sobre que tarefas iriam desenvolver e como realizá-las. Vale ressaltar ainda que, para além da necessidade de reconhecimento social ou receio de perdas salariais, esses professores mantiveram-se ligados à atividade docente por conseguirem desenvolver o trabalho em situações nas quais compartilhavam coletivamente valores do bem comum, tornando possível uma boa articulação entre o uso de si por si e por outros.

Palavras-chave : Aposentadoria; Trabalho docente; Professor universitário; Ergologia.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License