SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número1Aposentadoria e trabalho docente: momento de despedidas ou reencontros com o trabalho?As dimensões singular e coletiva em saúde e a integração de serviços de saúde mental e saúde do trabalhador: algumas iniciativas no SUS de Betim (MG) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Cadernos de Psicologia Social do Trabalho

versão impressa ISSN 1516-3717

Resumo

SILVA, Edil Ferreira da; LOPES, Helyssa Luana  e  SILVA, Ana Paula Lima da. O trabalho vivo de profissionais que lidam com a morte. Cad. psicol. soc. trab. [online]. 2015, vol.18, n.1, pp. 61-76. ISSN 1516-3717.  http://dx.doi.org/10.11606/issn.1981-0490.v18n1p61-76.

Este artigo apresenta resultados de pesquisa realizada no Núcleo de Medicina e Odontologia Legal (NUMOL) de Campina Grande (PB). Objetiva mostrar a atividade de trabalho, evidenciando os fatores de risco e as estratégias de defesa utilizadas para enfrentá-los e subvertê-los. Os pressupostos teóricos e metodológicos se basearam nas abordagens da Ergonomia Situada e da Psicodinâmica do Trabalho. Foram feitas 15 observações sistemáticas do trabalho e quatro entrevistas coletivas com as equipes do NUMOL. Identificaram-se os fatores de risco biossanitário, ergonômico, de acidentes e psicológico. Percebeu-se a mobilização dos trabalhadores diante das variabilidades, na cooperação no trabalho e na elaboração de estratégias de defesa. Concluiu-se que os trabalhadores são ativos, usam os saberes de prudência e elaboram estratégias de defesa para se proteger dos riscos e transformar o sofrimento.

Palavras-chave : Saúde do trabalhador; Profissionais de medicina legal; Fatores de risco; Estratégias de defesa; Clínicas do trabalho.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License