SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número1As dimensões singular e coletiva em saúde e a integração de serviços de saúde mental e saúde do trabalhador: algumas iniciativas no SUS de Betim (MG) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Cadernos de Psicologia Social do Trabalho

versão impressa ISSN 1516-3717

Resumo

RANCAN, Maristela  e  GIONGO, Carmem Regina. "Nunca pensei sobre isso!": vivências de trabalho na indústria metalmecânica. Cad. psicol. soc. trab. [online]. 2015, vol.18, n.1, pp. 93-106. ISSN 1516-3717.  http://dx.doi.org/10.11606/issn.1981-0490.v18n1p93-106.

É de fundamental importância entender as relações existentes entre o trabalho e os processos de saúde/doença mental, visando ao desenvolvimento de ações de prevenção e promoção da saúde do trabalhador. Diante da escassez de estudos que privilegiem esse aspecto entre os trabalhadores que atuam na indústria metalmecânica no Brasil, esta pesquisa tem o objetivo de analisar as vivências de trabalho de profissionais inseridos no contexto metalmecânico para compreender a dinâmica saúde/doença mental no trabalho. Através de um delineamento exploratório-descritivo, a pesquisa foi orientada teoricamente pela Psicodinâmica do Trabalho. Foram entrevistados individualmente oito trabalhadores da indústria metalmecânica da região de Caxias do Sul (RS), com idades entre 20 e 54 anos. Como instrumentos de coleta de dados foram utilizados um questionário sociodemográfico e entrevista semiestruturada. Os dados foram examinados por análise de conteúdo. Os resultados apontaram claramente para o intenso processo de sofrimento e para o grande risco de adoecimento dos trabalhadores entrevistados, evidenciando a necessidade de problematizar e repensar as relações e a configuração do trabalho metalmecânico.

Palavras-chave : Psicodinâmica do trabalho; Sofrimento; Saúde mental; Metalúrgicos; Psicologia do trabalho.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License