SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 issue2Work senses and ways of participation: the case of a rural workers' cooperative of Mario Lago Settlement, Ribeirão Preto (SP), Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Cadernos de Psicologia Social do Trabalho

Print version ISSN 1516-3717

Abstract

GIACOMINI, Dalila; MOREIRA, Lisandra Espíndula  and  LONDERO, Mário Francis Petry. Síndrome de Down: trabalho e práticas de inclusão. Cad. psicol. soc. trab. [online]. 2015, vol.18, n.2, pp. 107-121. ISSN 1516-3717.  http://dx.doi.org/10.11606/issn.1981-0490.v18n2p107-121.

Este artigo analisou enunciados relativos ao trabalho e inclusão para pessoas com Síndrome de Down (SD) que participam de atividades produtivas. Propôs-se uma reflexão genealógica sobre trabalho e sua articulação com inclusão e SD, entendendo que essas marcas funcionam como herança para as possibilidades de inserção nas instâncias do trabalho. A pesquisa foi realizada numa instituição de apoio à pessoa com deficiência, utilizando como metodologias: entrevistas com pessoas que possuem SD e profissionais da instituição, além do acompanhamento das oficinas e confecção de diário de campo. A partir da análise, podemos sintetizar que os enunciados são diversos e apontam para a complexidade do campo. Os enunciados nos apontaram para a importância de três temáticas na forma como as pessoas com SD se relacionam com o trabalho e a inclusão: Construção de vínculos; tempo e ritmo de trabalho; e família e remuneração. Consideramos que o estudo questiona significados atribuídos ao trabalho para funcionários com ou sem Síndrome de Down, possibilitando pensar nas singularidades que constroem formas de inclusão e exclusão no âmbito profissional.

Keywords : Trabalho; Deficiência; Inclusão; Síndrome de Down.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License