SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número2Sentidos do trabalho e formas de participação: o caso de uma cooperativa de trabalhadores rurais do Assentamento Mário Lago, Ribeirão Preto (SP) índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Cadernos de Psicologia Social do Trabalho

versión impresa ISSN 1516-3717

Resumen

GIACOMINI, Dalila; MOREIRA, Lisandra Espíndula  y  LONDERO, Mário Francis Petry. Síndrome de Down: trabalho e práticas de inclusão. Cad. psicol. soc. trab. [online]. 2015, vol.18, n.2, pp. 107-121. ISSN 1516-3717.  http://dx.doi.org/10.11606/issn.1981-0490.v18n2p107-121.

Este artigo analisou enunciados relativos ao trabalho e inclusão para pessoas com Síndrome de Down (SD) que participam de atividades produtivas. Propôs-se uma reflexão genealógica sobre trabalho e sua articulação com inclusão e SD, entendendo que essas marcas funcionam como herança para as possibilidades de inserção nas instâncias do trabalho. A pesquisa foi realizada numa instituição de apoio à pessoa com deficiência, utilizando como metodologias: entrevistas com pessoas que possuem SD e profissionais da instituição, além do acompanhamento das oficinas e confecção de diário de campo. A partir da análise, podemos sintetizar que os enunciados são diversos e apontam para a complexidade do campo. Os enunciados nos apontaram para a importância de três temáticas na forma como as pessoas com SD se relacionam com o trabalho e a inclusão: Construção de vínculos; tempo e ritmo de trabalho; e família e remuneração. Consideramos que o estudo questiona significados atribuídos ao trabalho para funcionários com ou sem Síndrome de Down, possibilitando pensar nas singularidades que constroem formas de inclusão e exclusão no âmbito profissional.

Palabras clave : Trabalho; Deficiência; Inclusão; Síndrome de Down.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License