SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número2Síndrome de Down: trabalho e práticas de inclusãoResponsabilidade e carga psíquica na gestão de risco índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Cadernos de Psicologia Social do Trabalho

versión impresa ISSN 1516-3717

Resumen

MELO, Thainara Granero de  y  SCOPINHO, Rosemeire Aparecida. Sentidos do trabalho e formas de participação: o caso de uma cooperativa de trabalhadores rurais do Assentamento Mário Lago, Ribeirão Preto (SP). Cad. psicol. soc. trab. [online]. 2015, vol.18, n.2, pp. 123-136. ISSN 1516-3717.  http://dx.doi.org/10.11606/issn.1981-0490.v18n2p123-136.

O problema da participação em cooperativas de trabalhadores rurais assentados têm sido estudado sob diferentes perspectivas, porém não há consenso na literatura. De todo modo, a literatura mostra que há diferentes fatores que contribuem para a falta de participação real dos trabalhadores, especialmente porque o acesso às políticas públicas está condicionado à criação de cooperativas ou associações, o que torna compulsório o associativismo. O objetivo deste artigo é discutir as formas de participação de trabalhadores rurais em cooperativas por meio da análise dos sentidos atribuídos ao trabalho. Estudamos o caso de uma cooperativa do Assentamento Mário Lago, Ribeirão Preto (SP), por meio de estratégias de observações diretas e de entrevistas semiestruturadas. Constatamos que a participação instrumental predominava no grupo, reforçada por dependências materiais, institucionais e afetivas dos sujeitos. Os sentidos atribuídos pelos sujeitos ao trabalho cooperado reforçaram a constatação de que o modo como as políticas de desenvolvimento rural têm sido pensadas no país traduzem a desproporcionalidade entre a prática cotidiana da cooperação e o cooperativismo institucionalizado.

Palabras clave : Participação; Sentidos; Cooperativa; Assentamento rural; Psicossociologia.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License