SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número2Sentidos do trabalho e formas de participação: o caso de uma cooperativa de trabalhadores rurais do Assentamento Mário Lago, Ribeirão Preto (SP)As políticas de educação continuada por competências: um estudo das configurações subjetivas do trabalhador público brasileiro índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Cadernos de Psicologia Social do Trabalho

versión impresa ISSN 1516-3717

Resumen

DOMINGOS, Maria de Lurdes Costa  y  LINS, Leandro de Lima Borges. Responsabilidade e carga psíquica na gestão de risco. Cad. psicol. soc. trab. [online]. 2015, vol.18, n.2, pp. 137-151. ISSN 1516-3717.  http://dx.doi.org/10.11606/issn.1981-0490.v18n2p137-151.

Este trabalho visa analisar a responsabilidade e a carga psíquica na gestão de risco. Observa-se que historicamente risco e responsabilidade estão intrinsecamente associados. Discute-se a emergência e o desenvolvimento da responsabilidade na interação entre a dinâmica psíquica individual e o contexto ambiental. Reflete-se sobre a carga psíquica que a gestão de risco no gerenciamento da excelência exerce sobre o trabalhador. A amostra foi realizada nos setores de petróleo e gás, segurança pública do estado do Rio de Janeiro, investimentos e também na gestão de multidões e grandes eventos. Os dados, coletados em duas entrevistas abertas e oito entrevistas semiestruturadas, foram submetidos à análise de conteúdo. Os resultados indicaram que os gestores de risco de organizações contemporâneas possuem altos níveis de ansiedade mobilizada pela cobrança interna e externa para prevenir desastres em um futuro incerto. Sugere-se o desenvolvimento de mecanismos organizacionais que favoreçam a oxigenação da tensão que mobiliza esse profissional ao enfrentamento dos riscos ameaçadores do viver saudável.

Palabras clave : Gestão de risco; Gestão da excelência; Responsabilidade; Carga psíquica.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License