SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 issue2Responsibility and psychic charge in risk managementThe participation of women in the labor market under the perspective of social justice by Nancy Fraser and the concepts of decent work author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Cadernos de Psicologia Social do Trabalho

Print version ISSN 1516-3717

Abstract

MAGNIN, Luana Silvy de Lorenzi Tezza  and  PAN, Miriam Aparecida Graciano de Souza. As políticas de educação continuada por competências: um estudo das configurações subjetivas do trabalhador público brasileiro. Cad. psicol. soc. trab. [online]. 2015, vol.18, n.2, pp. 153-167. ISSN 1516-3717.  http://dx.doi.org/10.11606/issn.1981-0490.v18n2p153-167.

Ser competente tornou-se objeto de consumo dos trabalhadores, que se dedicam ilimitadamente ao seu desenvolvimento. Este artigo analisa os modos de produção subjetiva do trabalhador público brasileiro a partir das amplas políticas de capacitação por competências, essas pouco problematizadas em seus fundamentos. Trata-se de um estudo documental discursivo e teórico-conceitual, realizado via perspectiva bakhtiniana, em que se analisou a política nacional de desenvolvimento de pessoal, o relatório da Comissão Internacional sobre a Educação para a UNESCO e o Programa de Capacitação da ENAP. O enunciado das competências, como forma de oportunizar rápida qualificação e inclusão, está comprometido com uma visão de educação liberal e flexível que transfere ao servidor a responsabilidade pela (in)eficiência da gestão pública brasileira. Conclui-se que embora os fundamentos do termo "competências" estejam silenciados na literatura, seus usos e efeitos podem ser lidos em sua perspectiva pragmática, produzindo um trabalhador autônomo, flexível e que se responsabiliza individualmente por suas competências e capacidade de entrega. Na promessa de rápida qualificação e inclusão, o discurso de competência funciona como potente e competente aliado do Estado capitalista.

Keywords : Capacitação pública; Competências; Bakhtin; Educação continuada; Discurso; Subjetividade.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License