SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número2As políticas de educação continuada por competências: um estudo das configurações subjetivas do trabalhador público brasileiroCoworking como modalidade e espaço de trabalho: uma análise bibliométrica índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Cadernos de Psicologia Social do Trabalho

versión impresa ISSN 1516-3717

Resumen

COLCERNIANI, Claudia Borges; D'AVILA NETO, Maria Inácia  y  CAVAS, Cláudio de São Thiago. A participação das mulheres no mercado de trabalho sob a perspectiva da teoria da justiça social de Nancy Fraser e dos conceitos relativos ao trabalho decente. Cad. psicol. soc. trab. [online]. 2015, vol.18, n.2, pp. 169-180. ISSN 1516-3717.  http://dx.doi.org/10.11606/issn.1981-0490.v18n2p169-180.

A crescente inserção das mulheres no mercado de trabalho tem evidenciado questões importantes, especialmente nos âmbitos social, político e econômico. Nesse contexto, há dificuldades expressivas enfrentadas pelas mulheres trabalhadoras, essencialmente caracterizadas por situações de preconceito, discriminação e estereótipos. O presente artigo trata dessas condições da participação feminina no mercado de trabalho e pretende ressaltar a relevância do alcance da justiça social, nos termos propostos pela filósofa norte-americana Nancy Fraser, por intermédio da promoção do trabalho decente e de acordo com os conceitos da Organização Internacional do Trabalho (OIT), agência multilateral da Organização das Nações Unidas (ONU), representada por governos, empregadores e trabalhadores. Cada vez mais, as relações trabalhistas ancoradas em justiça social e trabalho decente, de uma maneira conjunta, proporcionam oportunidades valiosas para o alcance de uma sociedade com igualdade de oportunidades para homens e mulheres.

Palabras clave : Trabalho; Mulheres; Justiça social; Trabalho decente; Organização Internacional do Trabalho.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License