SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número2A participação das mulheres no mercado de trabalho sob a perspectiva da teoria da justiça social de Nancy Fraser e dos conceitos relativos ao trabalho decente(Des)envolvimento profissional e atividade: pistas para pensar a formação e o desenvolvimento de competências no serviço público federal índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Cadernos de Psicologia Social do Trabalho

versão impressa ISSN 1516-3717

Resumo

MEDINA, Paloma Fraga  e  KRAWULSKI, Edite. Coworking como modalidade e espaço de trabalho: uma análise bibliométrica. Cad. psicol. soc. trab. [online]. 2015, vol.18, n.2, pp. 181-190. ISSN 1516-3717.  http://dx.doi.org/10.11606/issn.1981-0490.v18n2p181-190.

Coworking é a modalidade de trabalho na qual profissionais de diferentes áreas sem local fixo de trabalho buscam ampliar sua rede de contatos, compartilhando espaço e serviços de escritório. Considerando essa realidade, o artigo apresenta resultados de análise bibliométrica sobre o tema coworking, a qual objetivou identificar estudos e seus enfoques no trato da temática. Foram analisados oito artigos, identificados por meio de busca sistematizada em bases de dados, a qual possibilitou identificar as áreas do conhecimento que vêm estudando o coworking, a metodologia de pesquisa utilizada, os períodos das publicações e seus países de origem. Os resultados foram categorizados conforme a abordagem relacionada ao tema. Os artigos identificados foram produzidos na França, Inglaterra, Estados Unidos, Austrália, Alemanha e Espanha, e publicados majoritariamente em 2012, sendo, em sua maioria, oriundos da área de informática. Predominaram estudos de abordagem qualitativa, associando o tema coworking a relações de trabalho, a novas formas de trabalho, ao espaço físico, ao perfil dos coworkers e à responsabilidade social.

Palavras-chave : Coworking; Novas formas de trabalho; Bibliometria; Espaço de coworking.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License