SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número2Coworking como modalidade e espaço de trabalho: uma análise bibliométrica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Cadernos de Psicologia Social do Trabalho

versão impressa ISSN 1516-3717

Resumo

NOGUEIRA, Louise Cordeiro Borba  e  MUNIZ, Helder Pordeus. (Des)envolvimento profissional e atividade: pistas para pensar a formação e o desenvolvimento de competências no serviço público federal. Cad. psicol. soc. trab. [online]. 2015, vol.18, n.2, pp. 191-203. ISSN 1516-3717.  http://dx.doi.org/10.11606/issn.1981-0490.v18n2p191-203.

Neste artigo, pretendemos refletir sobre as ações de formação e desenvolvimento de competências profissionais no contexto do serviço público federal. Para nos auxiliar nesse debate, nos utilizamos das perspectivas de pensar o trabalho como atividade, com base na ergologia, na ergonomia da atividade e na clínica da atividade, no intuito de afirmar que, para (des)envolver pessoas no trabalho, é preciso considerar não só as normas prescritas dele, mas também as estratégias que o próprio trabalhador desenvolve para lidar com os imprevistos que atravessam a situação de trabalho e que, muitas vezes, não são visíveis ou registradas. Acreditamos que desconsiderar a experiência de trabalho nas ações de formação pode gerar equívocos na gestão de políticas de desenvolvimento de pessoas. Como forma de ilustrar nossa discussão, apresentamos o relato de trabalho de formação com grupo de servidores técnico-administrativos de escola federal do Rio de Janeiro, baseado nos dispositivos denominados Encontros sobre o Trabalho.

Palavras-chave : Formação profissional; Desenvolvimento de competências; Ergologia; Serviço público.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License