SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número1Terceirização e estabilidade no emprego: estudo sobre a hierarquia de valores laborais de trabalhadores terceirizados índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Cadernos de Psicologia Social do Trabalho

versão impressa ISSN 1516-3717

Resumo

BATISTA, Josilene  e  CHAMBEL, Maria José. Motivação e satisfação com a vida em trabalhadores temporários: validade de uma medida usando a teoria da autodeterminação. Cad. psicol. soc. trab. [online]. 2016, vol.19, n.1, pp. 1-15. ISSN 1516-3717.

O tema das motivações é amplamente estudado no campo da psicologia e, apesar de reconhecida a sua importância, são limitadas as pesquisas especificamente relacionada ao trabalho temporário. Este estudo foi realizado com 812 trabalhadores temporários em Portugal, com o objetivo buscar evidências da validade de uma medida para acessar suas motivações de acordo com a teoria da autodeterminação (SDT). Procedimentos estatísticos foram realizados, nomeadamente análises fatoriais exploratória e confirmatória. Os resultados revelam que a estrutura proposta de dois fatores apresenta boa qualidade dos valores dos índices de ajustamento, bem como valores adequados de validade convergente e discriminante, sendo válida e permitindo sua aplicação prática e em futuras investigações. Embora instrumentos como este sejam inovadores e promissores para avaliar o contexto do trabalho temporário, sugere-se a realização de mais investigações buscando mais evidências de validade favorecendo a ampliação do conhecimento sobre suas características psicométricas, inclusivamente outras variáveis.

Palavras-chave : Trabalhadores temporários; Motivação; Teoria da autodeterminação; Validade de medida.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License