SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número1Motivação e satisfação com a vida em trabalhadores temporários: validade de uma medida usando a teoria da autodeterminaçãoMulheres profissionais do sexo e o consumo excessivo de álcool índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Cadernos de Psicologia Social do Trabalho

versão impressa ISSN 1516-3717

Resumo

OLIVEIRA-MONTEIRO, Nancy Ramacciotti de; SCACHETTI, Rodolfo Eduardo; VIEIRA, Thaís Hilário  e  AZNAR-FARIAS, Maria. Terceirização e estabilidade no emprego: estudo sobre a hierarquia de valores laborais de trabalhadores terceirizados. Cad. psicol. soc. trab. [online]. 2016, vol.19, n.1, pp. 17-28. ISSN 1516-3717.

Com funções de guiar o comportamento e expressar necessidades, os valores humanos emergem das interações entre as pessoas e seus contextos específicos, incluindo sistemas ambientais da vida no trabalho. Valores relativos ao trabalho podem ser definidos como fatores desejados pelas pessoas no contexto laboral, funcionando como metas a serem alcançadas nesse contexto. O objetivo deste estudo foi verificar a hierarquia de valores laborais em trabalhadores terceirizados, quanto a: "Estabilidade", "Realização profissional", "Relações pessoais" e "Prestígio". Foram investigados 106 trabalhadores terceirizados de uma universidade pública, de diferentes ocupações, amostra com predominância do sexo feminino (68%) e média de idade de 34,58 anos (DP = 9,50), com uso da "Escala de Valores Relativos ao Trabalho" (EVT). Foram consideradas as variáveis: sexo, idade, escolaridade e classe econômica. Resultados indicaram a "Estabilidade" como o principal fator na hierarquia dos valores laborais. A flexibilização no trabalho no capitalismo contemporâneo caminha de forma contraditória com tendências dos trabalhadores terceirizados investigados em sua valorização da "Estabilidade".

Palavras-chave : Terceirização; Trabalhadores; Valores.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License