SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número1Terceirização e estabilidade no emprego: estudo sobre a hierarquia de valores laborais de trabalhadores terceirizadosA preservação da saúde em situações patogênicas de trabalho: um estudo de caso na siderurgia índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Cadernos de Psicologia Social do Trabalho

versão impressa ISSN 1516-3717

Resumo

DI BONIFACIO, Daniela Pereira  e  TILIO, Rafael De. Mulheres profissionais do sexo e o consumo excessivo de álcool. Cad. psicol. soc. trab. [online]. 2016, vol.19, n.1, pp. 29-44. ISSN 1516-3717.

A prostituição é considerada uma das profissões mais antigas existentes, porém ainda é muito discriminada (por motivos como promiscuidade, pecado e ameaça à saúde) e apresenta fatores de risco, dentre eles, o consumo excessivo de bebidas alcoólicas. O objetivo desta pesquisa foi investigar o consumo de álcool por profissionais do sexo feminino, indagando sobre os principais fatores ambientais envolvidos, a trajetória de vida e relações sociais das profissionais. Foram realizadas entrevistas com seis participantes, todas profissionais do sexo numa cidade do Triângulo Mineiro/MG. Os principais resultados apontam que o ambiente de trabalho e o elevado consumo de bebidas alcoólicas pelas profissionais do sexo estão relacionados à comissão que elas recebem por este consumo, porém com consequências para a própria saúde que nem sempre são reconhecidos. Além disso, as participantes dissociam suas identidades entre a do mundo do trabalho e das demais relações sociais como estratégia de enfrentamento das dificuldades no mundo do trabalho.

Palavras-chave : Prostituição; Alcoolismo; Profissionais do sexo.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License