SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número1A preservação da saúde em situações patogênicas de trabalho: um estudo de caso na siderurgiaQuero trabalhar! A experiência marcante dos processos seletivos na subjetividade de jovens universitários índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Cadernos de Psicologia Social do Trabalho

versão impressa ISSN 1516-3717

Resumo

OLIVEIRA, Flávia Manuella Uchôa de. As práticas discursivas da Administração de Empresas: análises sobre a dominação do trabalho e do trabalhador. Cad. psicol. soc. trab. [online]. 2016, vol.19, n.1, pp. 61-75. ISSN 1516-3717.

Neste artigo apresentamos uma análise de práticas discursivas e de uma lógica administrativa que vigora nas empresas. Por empresa entendemos toda organização constituída para explorar determinado ramo de negócio no mercado dentro do sistema capitalista. É nosso objetivo caracterizar os usos da Administração como campo de conhecimento e de formação de profissionais para resoluções dos problemas sobre o trabalho que a modernidade fez emergir. Utilizando-nos da leitura de Michel Foucault, pois encontramos suporte em suas análises sobre a história e a funcionalidade do poder. Procedemos com a análise documental de ementas e de referências bibliográficas indicadas nas disciplinas de dois cursos de duas instituições brasileiras: a Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (Eaesp-FGV) e o curso de Administração da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-USP). Diante deste exame, pudemos formular algumas reflexões como resultado: a Administração de Empresas é a ciência da demonstração, o que se faz produtivo da realidade ou o que se produz nela é o que se torna científico.

Palavras-chave : Psicologia Social do Trabalho; Poder; Disciplina; Controle; Administração de Empresas.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License