SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 issue1I want to work! The outstanding experience of selective processes in the subjectivity of university studentsThe role and the meaning of work in Freud’s cultural writings author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Cadernos de Psicologia Social do Trabalho

Print version ISSN 1516-3717

Abstract

COIMBRA, Beatriz Cysne  and  BARROS, Maria Elizabeth Barros de. Relações de trabalho em uma universidade pública: atividade de servidores técnicos administrativos. Cad. psicol. soc. trab. [online]. 2016, vol.19, n.1, pp. 89-101. ISSN 1516-3717.

O artigo trata de uma pesquisa-intervenção realizada com funcionários técnicos administrativos de uma Instituição Federal de Ensino Superior (IFES) que ocupam o cargo de assistente em administração. O objetivo principal da investigação foi analisar o trabalho sob o ponto de vista da atividade. A metodologia utilizada se baseou no referencial teórico-metodológico da Clínica da Atividade, proposta por Yves Clot e seus colaboradores. A oficina de fotos foi utilizada como procedimento metodológico. O grupo foi composto por 10 funcionários de diferentes setores da universidade, entre os quais, três se dispuseram a fotografar cenas do cotidiano do trabalho. Tais fotos foram estratégia utilizada para disparar diálogos sobre o trabalho que realizam. A pesquisa indica que os trabalhadores procuram se reinventar e elaborar maneiras outras para enfrentar situações de trabalho que os desafiam, buscando modos diversos de atuar, o que se faz a partir da ampliação do poder de agir.

Keywords : Análise do trabalho; Clínica da Atividade; Poder de agir.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License