SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 issue2On the clinical aspects and the complexity of the work: the clinics of work understood by psychosociologycal perspectiveThe degeneration of public spaces and narcissistic overvaluation as facets of malaise at work author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Cadernos de Psicologia Social do Trabalho

Print version ISSN 1516-3717

Abstract

DUARTE, Daniele Almeida. Narrar para conhecer os modos de ser-trabalhar-existir: o (difícil) cenário do trabalho contemporâneo. Cad. psicol. soc. trab. [online]. 2016, vol.19, n.2, pp. 187-199. ISSN 1516-3717.

Neste texto, recorremos aos campos discursivos que possibilitam vislumbrar quem é o sujeito e seu entorno, sendo contribuintes dessa discussão os pressupostos da Saúde Coletiva e a Psicossociologia, para debater o complexo cenário do trabalho contemporâneo. Com o intuito de desvendar os modos de ser-trabalhar-existir, que conjugam o socius e a subjetividade, propomos a narrativa como dispositivo capaz de evidenciar a complexidade deste fenômeno. Essas referências teórico-conceituais permitem ao pesquisador, profissionais de saúde e diferentes atores sociais identificar o que no trabalho atenta contra o corpo, como também o que afeta a subjetividade, logo, que modos de existência são forjados no campo singular e social. Nesta perspectiva, temos como desafio (re)conhecer a trabalhadora e o trabalhador como sujeitos de saberes que, ao assumirem sua voz e protagonismo, podem conferir meios para transformação laboral e social.

Keywords : Trabalho; Narrativa; Psicossociologia; Saúde coletiva.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License