SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 issue2Narrate to know the ways of being-work-exist: the (difficult) scenario of contemporary workDrugs and work: considerations on attention to workers drug users author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Cadernos de Psicologia Social do Trabalho

Print version ISSN 1516-3717

Abstract

SHIOZAKI, Marcos Paulo  and  HASHIMOTO, Francisco. A degeneração dos espaços públicos e a supervalorização narcísica como facetas do mal-estar no trabalho. Cad. psicol. soc. trab. [online]. 2016, vol.19, n.2, pp. 201-207. ISSN 1516-3717.

Em alguns espaços, o modelo de trabalho está se caracterizando de maneira diferente nos tempos atuais quando comparado com aquela forma taylorista que ainda predomina em muitas organizações, com a clássica figura centralizada no chefe e nas metas. Justamente devido a essas mudanças, esse novo modelo apresenta uma boa notoriedade por se centrar no indivíduo e por uma proposta de uma suposta liberdade dentro de ambientes laborais, onde não existem metas e a figura do chefe é dissolvida. É possível perceber que essa supervalorização no indivíduo cria espaços cada vez mais particulares e individualistas, na mesma medida em que existe uma diminuição do investimento de lugares que prezam a coletividade. Diante disso, o objetivo deste escrito é analisar como a degeneração dos espaços públicos e a supervalorização narcísica se apresentam como fatores de mal-estar no trabalho. Para realizar este estudo, foram utilizadas algumas obras psicanalíticas freudianas e balintianas, além do aporte dos autores da Psicossociologia. Assim, defende-se aqui que o declínio dos espaços públicos e a exacerbação narcísica, tão relacionada ao trabalho, levam cada vez mais dificuldades aos indivíduos em encontrarem espaços efetivos de satisfação pulsional.

Keywords : Mal-estar no trabalho; Espaço público; Narcisismo.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License