SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número2A degeneração dos espaços públicos e a supervalorização narcísica como facetas do mal-estar no trabalhoRelações de trabalho dos jogadores profissionais de poker: do cotidiano de trabalho à saúde do jogador índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Cadernos de Psicologia Social do Trabalho

versão impressa ISSN 1516-3717

Resumo

LOPES, Fábio José Orsini. Drogas e trabalho: considerações sobre atenção a trabalhadores usuários de drogas. Cad. psicol. soc. trab. [online]. 2016, vol.19, n.2, pp. 209-220. ISSN 1516-3717.

Este ensaio versa sobre as relações entre uso de drogas e trabalho. Tem como objetivo central discutir os modelos e práticas de atenção aos trabalhadores usuários de drogas no âmbito da organização do trabalho e em consonância com a atual política de atenção integral a esses usuários. Inicia trazendo algumas contribuições de pesquisas que compõem o campo e apresenta as diretrizes centrais da política nacional de atenção integral aos usuários de drogas. O artigo considera que tanto o uso de drogas quanto o trabalho estão em relação direta com a conformação subjetiva e com a busca de equilíbrio e normalidade em saúde. Assim, os fenômenos de uso e abuso de drogas também podem ser apreendidos através de sua relação, direta e muitas vezes causal, com a organização e a natureza do trabalho como fazer humano nos planos identitário e social. Os resultados apontam para desafios na concretização do paradigma de superação do proibicionismo e na assimilação da lógica de redução de danos, pois as relações e a organização do trabalho parecem se mostrar tão vitais quanto despreparadas para alguma revisão ou transformação fundamental na atenção ao trabalhador usuário de drogas.

Palavras-chave : Drogas; Trabalho; Atenção em saúde; Organização do trabalho.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License