SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 issue2Drugs and work: considerations on attention to workers drug usersBrief summary of conceptual and methodological distinctions between Work Psychodynamics and Psychosociology author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Cadernos de Psicologia Social do Trabalho

Print version ISSN 1516-3717

Abstract

SILVA, Guilherme Elias da  and  HASHIMOTO, Francisco. Relações de trabalho dos jogadores profissionais de poker: do cotidiano de trabalho à saúde do jogador. Cad. psicol. soc. trab. [online]. 2016, vol.19, n.2, pp. 221-241. ISSN 1516-3717.

O objetivo geral da pesquisa foi compreender as relações de trabalho dos jogadores profissionais de poker, à luz da Psicossociologia, a partir de um paralelo com as políticas de gestão desenvolvidas nas organizações estratégicas. A coleta de dados foi composta por entrevistas individuais e análise de obras autobiográficas de jogadores profissionais de poker. A discussão apresentada proporcionou um alerta frente à profissão que se encontra em amplo desenvolvimento e merece total cobertura, tanto em seus aspectos jurídicos, administrativos e contábeis quanto no sentido dos saberes relativos à saúde do trabalhador (como a Psicologia, a Medicina, a Fisioterapia, entre outros), visando instrumentalizar o desenvolvimento de melhores estruturas em relação às condições e à organização do trabalho, a fim de que os jogadores, que se empenham cotidianamente nesse exercício profissional, possam gozar de qualidade de vida e saúde no trabalho.

Keywords : Poker; Jogo; Trabalho; Psicossociologia; Saúde.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License