SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 issue2Work relations of professional poker players: from daily work to player healthBullying and moral harassment in the workplace: expressions of contemporary narcissism author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Cadernos de Psicologia Social do Trabalho

Print version ISSN 1516-3717

Abstract

SOLDERA, Lucas Martins. Breve compêndio conceitual e metodológico da Psicodinâmica do Trabalho e da Psicossociologia. Cad. psicol. soc. trab. [online]. 2016, vol.19, n.2, pp. 243-253. ISSN 1516-3717.

O objetivo do presente artigo foi expor de forma sucinta algumas distinções conceituais e metodológicas da Psicossociologia e da Psicodinâmica do Trabalho, a fim de auxiliar na visualização de suas diversidades, na elucidação e na elaboração de uma possível intervenção. Para isso, utilizamo-nos de uma pesquisa teórica que contemplou um resgate do desenvolvimento teórico-conceitual de cada uma dessas abordagens. Foi construído um quadro metodológico para a Psicodinâmica do Trabalho e para a Psicossociologia embasado em obras referências de cada área. Acreditamos que este artigo, ao colocar ambas as teorias frente a frente com suas particularidades, deva contribuir no sentido de oferecer meios para que os próprios leitores possam escolher por suas preferências e afinidades, sem deixar de considerar a importância do diálogo teórico heterogêneo para as abordagens que compõem as Clínicas do Trabalho. Devemos ressaltar, ainda, a inviabilidade de se trabalhar com duas ou mais metodologias em uma mesma intervenção. Concomitantemente, ao se conhecer mais sobre as possibilidades de atuação do profissional psicólogo, poder-se-á contribuir também para o desenvolvimento da Psicologia do Trabalho.

Keywords : Psicologia do trabalho; Clínicas do trabalho; Psicodinâmica do trabalho; Psicossociologia.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License