SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 issue1Work organization, pleasure and suffering of the public federal professorsFlexible mode of production, outsourcing and subjective precariousness author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Cadernos de Psicologia Social do Trabalho

Print version ISSN 1516-3717

Abstract

SOUZA, Elaine Cristina Vilioni de; RIBEIRO, Daniela de Figueiredo  and  ANDRADE, Antônio dos Santos. A percepção de jovens operários do setor informal calçadista sobre o trabalho: um estudo cartográfico. Cad. psicol. soc. trab. [online]. 2017, vol.20, n.1, pp. 29-41. ISSN 1516-3717.

Este estudo dedicou-se a investigar e compreender as percepções de jovens operários do setor informal calçadista sobre o trabalho. Participaram do estudo cinco jovens, com idade entre 16 e 24 anos, trabalhadores de bancas calçadistas localizadas em um bairro tipicamente operário de uma cidade do interior do estado de São Paulo. Para isso, utilizou-se a carto(foto)grafia como um dos métodos investigativos. Os próprios participantes produziram fotografias de cenas acerca do seu trabalho e falaram sobre seus significados por meio das entrevistas individual e de grupo focal, que foram gravadas em áudio e literalmente transcritas. A avaliação dos dados foi orientada pelos princípios da categorização da análise de conteúdo, e a entrevista em grupo focal foi analisada a partir de categorias formadas e nomeadas pelos próprios participantes e discutida à luz do referencial teórico-conceitual adotado. Concluiu-se então que a maioria dos participantes vive em um universo com possibilidades cristalizadas, o que os impossibilita de construir novos modos de ser e existir no mundo, alojados na alienada lógica dominante, aprisionados à subjetividade capitalística. Alguns, ainda, mesmo que sutilmente, conseguem ver novas possibilidades e tecer algum desejo de transformação.

Keywords : Jovens; Trabalho; Subjetividade; Cartografia; Desenvolvimento social e humano.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License