SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número1A percepção de jovens operários do setor informal calçadista sobre o trabalho: um estudo cartográficoPor uma Ética do Cuidado nas políticas públicas voltadas à superação da desigualdade social índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Cadernos de Psicologia Social do Trabalho

versão impressa ISSN 1516-3717

Resumo

CASTRO, Fernando Gastal de; ALVAREZ, Melina  e  LUZ, Rodrigo. Modo de produção flexível, terceirização e precariedade subjetiva. Cad. psicol. soc. trab. [online]. 2017, vol.20, n.1, pp. 43-54. ISSN 1516-3717.

O objetivo deste artigo é sustentar a hipótese de uma precariedade subjetiva como face fundamental do fenômeno da terceirização. Para isso, primeiramente foi desenvolvido o argumento de que o fenômeno da terceirização precisa ser compreendido como parte de um processo histórico mais amplo, caracterizado pela transformação do modo de produção fordista no de produção flexível. Numa segunda parte, analisou-se o fenômeno da terceirização em um setor específico do mundo do trabalho, qual seja, dos trabalhadores de telemarketing e call center ou, como serão chamados, dos teleatendentes. Para isso foi realizada revisão bibliográfica de livros e artigos, bem como de uma análise documental com base nos arquivos do Departamento de Saúde do Sindicato dos Trabalhadores em Telecomunicações do Rio de Janeiro (Sinttel Rio) e em dados da Previdência Social do Brasil. Visa-se nesse momento compreender a lógica de funcionamento das empresas terceirizadas desse setor, assim como as relações entre trabalho e adoecimento, próprias desse campo de atividade. Por fim, numa última parte, foram analisadas relações existentes entre terceirização e precariedade subjetiva, que se evidencia, conforme nossa análise, pela fragmentação dos laços sociais, pelo crescimento do assédio moral, pelo medo da exclusão, pela extrema vigilância, pela falta de autonomia, pelo individualismo competitivo e pela impotência.

Palavras-chave : Terceirização; Precariedade subjetiva; Teleatendimento.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License