SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 issue1Flexible mode of production, outsourcing and subjective precariousnessPresenteeism: contributions of the control-demand model for a phenomenon understanding author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Cadernos de Psicologia Social do Trabalho

Print version ISSN 1516-3717

Abstract

COSTACURTA, Jaisson Rodrigo  and  PULINO, Lúcia Helena Cavasin Zabotto. Por uma Ética do Cuidado nas políticas públicas voltadas à superação da desigualdade social. Cad. psicol. soc. trab. [online]. 2017, vol.20, n.1, pp. 55-64. ISSN 1516-3717.

Este artigo, à luz do enfoque da Ética do Cuidado, tem por objetivo refletir sobre as políticas públicas voltadas à superação da desigualdade social. Busca-se explicitar alguns entendimentos, ressaltando a importância do cuidado como possibilidade de construção de um novo paradigma ético. Inicialmente, realizou-se um resgate da evolução das políticas públicas nesse campo. Essa retomada da história permite a desnaturalização de concepções, valores e ações, auxiliando a percepção de como essas políticas têm se situado em cada época a partir de suas perspectivas. Tendo por referência o pensamento de Leonardo Boff, destaca-se a Ética do Cuidado como possibilidade de se desenvolverem políticas públicas. Tal pressuposto coloca-se como alternativa possível, pois ao se romper com conceitos e práticas, ampliam-se os espaços de não conformismo e se abrem possibilidades de criação de alternativas que rompam com a lógica do capitalismo, ampliando os espaços de solidariedade coletiva.

Keywords : Ética do Cuidado; Políticas públicas; Desigualdade social.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License