SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número1Modo de produção flexível, terceirização e precariedade subjetivaPresenteísmo: contribuições do Modelo Demanda-Controle para a compreensão do fenômeno índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Cadernos de Psicologia Social do Trabalho

versão impressa ISSN 1516-3717

Resumo

COSTACURTA, Jaisson Rodrigo  e  PULINO, Lúcia Helena Cavasin Zabotto. Por uma Ética do Cuidado nas políticas públicas voltadas à superação da desigualdade social. Cad. psicol. soc. trab. [online]. 2017, vol.20, n.1, pp. 55-64. ISSN 1516-3717.

Este artigo, à luz do enfoque da Ética do Cuidado, tem por objetivo refletir sobre as políticas públicas voltadas à superação da desigualdade social. Busca-se explicitar alguns entendimentos, ressaltando a importância do cuidado como possibilidade de construção de um novo paradigma ético. Inicialmente, realizou-se um resgate da evolução das políticas públicas nesse campo. Essa retomada da história permite a desnaturalização de concepções, valores e ações, auxiliando a percepção de como essas políticas têm se situado em cada época a partir de suas perspectivas. Tendo por referência o pensamento de Leonardo Boff, destaca-se a Ética do Cuidado como possibilidade de se desenvolverem políticas públicas. Tal pressuposto coloca-se como alternativa possível, pois ao se romper com conceitos e práticas, ampliam-se os espaços de não conformismo e se abrem possibilidades de criação de alternativas que rompam com a lógica do capitalismo, ampliando os espaços de solidariedade coletiva.

Palavras-chave : Ética do Cuidado; Políticas públicas; Desigualdade social.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License