SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número1Por uma Ética do Cuidado nas políticas públicas voltadas à superação da desigualdade socialO enfrentamento do assédio moral pelos sindicatos: contribuições marxistas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Cadernos de Psicologia Social do Trabalho

versão impressa ISSN 1516-3717

Resumo

SHIMABUKU, Rose Helen; MENDONCA, Helenides  e  FIDELIS, Ariana. Presenteísmo: contribuições do Modelo Demanda-Controle para a compreensão do fenômeno. Cad. psicol. soc. trab. [online]. 2017, vol.20, n.1, pp. 65-78. ISSN 1516-3717.

Este estudo visa compreender o estado da arte dos estudos sobre presenteísmo (fenômeno de comparecer ao trabalho mesmo se sentindo doente) à luz do Modelo Demanda-Controle (MDC). Visa ainda contribuir para a discussão sobre demandas, controle, apoio social (postulados no modelo) e estabelecer relação entre eles. Para tanto, foi realizada uma pesquisa bibliográfica, levantando os principais construtos teóricos sobre a temática em bases de dados científicas nacionais e internacionais, a fim de construir um modelo organizado e sistematizado. Ao traçar um panorama da atualidade sobre a relação entre os aspectos psicossociais do trabalho e o presenteísmo dos trabalhadores, percebe-se uma forte relação entre demandas, controle e apoio social no trabalho e o presenteísmo, de forma que as altas demandas de trabalho estão associadas positivamente ao presenteísmo. No entanto, há lacunas a respeito do entendimento científico sobre esse campo de estudo decorrentes da escassez de produções nacionais e internacionais sobre os antecedentes do presenteísmo. Portanto, há um amplo campo de estudo a ser revelado sobre esse assunto.

Palavras-chave : Presenteísmo; Modelo Demanda-Controle; Apoio social no trabalho.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License