SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número1Presenteísmo: contribuições do Modelo Demanda-Controle para a compreensão do fenômeno índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Cadernos de Psicologia Social do Trabalho

versão impressa ISSN 1516-3717

Resumo

SOUZA, Terezinha Martins dos Santos  e  DUCATTI, Ivan. O enfrentamento do assédio moral pelos sindicatos: contribuições marxistas. Cad. psicol. soc. trab. [online]. 2017, vol.20, n.1, pp. 79-94. ISSN 1516-3717.

Este ensaio teórico discute o assédio moral no trabalho enquanto constituição e desenvolvimento de uma forma específica de violência no trabalho, enfatizando as consequências sobre a organização da classe trabalhadora, em especial os sindicatos, a partir do materialismo histórico-dialético (MHD). O assédio moral emerge na década de 1970 como uma forma de gestão necessária do capital para enfrentar sua contestação, tão mais eficiente quão pouco explícita. É a lógica do capital que organiza determinadas estratégias de atuação que visam impedir a classe trabalhadora de se unir, de se reconhecer como indivíduos com direitos comuns, como classe. O momento de descenso das representações de classe tem impactado negativamente as formas de resistência dos/as trabalhadores/as, mas saídas existem e devem ser construídas necessariamente no coletivo. A luta sindical esbarra em limites corporativos inerentes à sua própria natureza, mas pode ser travada até o limite, forçando conquistas e organizando a classe nesse processo. Faz-se necessário que a luta contra o assédio moral seja travada como luta de classe e não como luta cidadã, posto que esta é uma das estratégias do capital para sua perpetuação.

Palavras-chave : Assédio moral no trabalho; Organização sindical; Materialismo histórico-dialético; Marxismo.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License