SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número2Produzindo modos de pesquisar em clínicas do trabalhoProcessos de formação em saúde: a estratégia da educação a distância numa experiência da Política Nacional de Humanização do SUS índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Cadernos de Psicologia Social do Trabalho

versão impressa ISSN 1516-3717

Resumo

PRESTES, Vanessa Amaral  e  GRISCI, Carmem Ligia Iochins. Modelo de moda: trabalho imaterial e estratégia existencial consumista na expatriação. Cad. psicol. soc. trab. [online]. 2017, vol.20, n.2, pp. 111-127. ISSN 1516-3717.  http://dx.doi.org/10.11606/issn.1981-0490.v20i2p111-127.

Este estudo qualitativo objetivou verificar e analisar a estratégia de viver a vida de modelos de moda, tendo em vista o trabalho imaterial que realizam. Participaram da pesquisa exploratória qualitativa bookers e modelos de moda brasileiros que trabalham ou já trabalharam em situação de expatriação. A coleta de dados ocorreu por meio de entrevista semiestruturada. Os resultados dizem respeito aos sonhos e à inserção na profissão, aos incentivos e aos discursos que fomentam a vida anunciada de modelo; à mobilização de si e incorporação de um padrão de modelo de moda; à ditadura da fita métrica; ao book forte como passaporte internacional; aos percursos e percalços na expatriação; e, por fim, à estratégia de viver a vida na expatriação.

Palavras-chave : Vida líquida; Trabalho imaterial; Modelo de moda; Expatriação.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License