SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número2Modelo de moda: trabalho imaterial e estratégia existencial consumista na expatriaçãoTrajetórias de feminização no trabalho hospitalar índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Cadernos de Psicologia Social do Trabalho

versão impressa ISSN 1516-3717

Resumo

MUNIZ, Hélder Pordeus; BARROS, Maria Elizabeth Barros de  e  NEVES, Cláudia Elizabeth Abbês Baêta. Processos de formação em saúde: a estratégia da educação a distância numa experiência da Política Nacional de Humanização do SUS. Cad. psicol. soc. trab. [online]. 2017, vol.20, n.2, pp. 129-142. ISSN 1516-3717.  http://dx.doi.org/10.11606/issn.1981-0490.v20i2p129-142.

Este ensaio tem por objetivo discutir os desafios na formação de trabalhadoras de saúde sob a estratégia da educação a distância (EaD). Avalia-se a aposta num trabalho em que a experiência, enquanto narrativa de um conhecimento acumulado por gerações, nos torna tanto parte da história quanto abertura ao devir. A metodologia utilizada foi a análise das experiências de trabalhadores e trabalhadoras do Sistema Único de Saúde (SUS), a partir de relatos e situações vivenciadas. Indica como resultado a potência da EaD nos processos formativos â^’ o alcance extensivo desses processos â^’ bem como seus limites no que tange à visualização da emoção, da expressão corporal e da produção de sentido do discurso. Conclui-se que a comunicação virtual permitiu a cooperação de profissionais de diferentes municípios, a despeito de os encontros presenciais terem sido imprescindíveis à construção de diretrizes éticas para o trabalho em comum.

Palavras-chave : Formação; Educação a distância; Política de humanização; Gestão em saúde.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License