SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número2Trajetórias de feminização no trabalho hospitalarPerspectivas acerca da aposentadoria na percepção de docentes de uma universidade pública federal índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Cadernos de Psicologia Social do Trabalho

versão impressa ISSN 1516-3717

Resumo

ASSIS, Luiz Gustavo Carvalho  e  RIBEIRO, Carla Vaz dos Santos. Fui aprovado em concurso público. E agora? Uma análise do prazer e sofrimento no trabalho dos analistas administrativos do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão. Cad. psicol. soc. trab. [online]. 2017, vol.20, n.2, pp. 159-172. ISSN 1516-3717.  http://dx.doi.org/10.11606/issn.1981-0490.v20i2p159-172.

Este artigo visa analisar a dinâmica prazer-sofrimento de analistas administrativos em um Tribunal Regional Eleitoral (TRE) diante dos modos de organização do trabalho. A pesquisa desenvolveu uma metodologia de caráter qualitativo, realizando entrevistas semiestruturadas com roteiro predefinido. Observou-se que o modelo de organização do trabalho vigente propicia o surgimento de estratégias defensivas, de sofrimento e, possivelmente, de menor engajamento e mobilização. No entanto, mesmo diante desse contexto, os servidores vivenciam prazer quando atingem resultados práticos em seu trabalho ou são reconhecidos socialmente. Essa pesquisa contribui para identificar aspectos que podem ser trabalhados visando melhorar a organização, com subsídios para análise, debate e busca de alternativas de melhoria da ação dos trabalhadores, da sua saúde e do próprio TRE/MA.

Palavras-chave : Trabalho; Subjetividade; Saúde; Servidor público; Judiciário federal.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License