SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número1Sentidos do trabalho na percepção de pessoas que exercem trabalho comumO sentido do trabalho no contexto da atividade do catador de material reciclável: um estudo de caso índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Cadernos de Psicologia Social do Trabalho

versão impressa ISSN 1516-3717

Resumo

SOUZA, Natasha Contro de  e  BERNARDO, Marcia Hespanhol. Concepções e práticas de procuradores do trabalho sobre a relação entre saúde mental e trabalho. Cad. psicol. soc. trab. [online]. 2018, vol.21, n.1, pp. 17-31. ISSN 1516-3717.  http://dx.doi.org/10.11606/issn.1981-0490.v21i1p17-31.

Este artigo relata uma pesquisa que teve por objetivo analisar como procuradores do trabalho compreendem a relação entre o processo saúde-doença mental e o trabalho, bem como identificar suas práticas sobre tal tema. Foram realizadas entrevistas abertas em profundidade com quatro procuradores do Ministério Público do Trabalho (MPT). Os resultados indicam que os entrevistados apresentam uma análise conceitual muito crítica quanto à noção de precarização do trabalho e sua relação com os prejuízos à saúde mental. Todavia, apesar da familiaridade com as discussões teóricas, em suas práticas, tendem a restringir o foco de suas ações em saúde mental às situações de assédio moral, apoiados no argumento de que estas possibilitariam avaliações mais objetivas. Isso interfere no acolhimento do trabalhador e na possibilidade de propor ações preventivas focalizadas nas políticas de gestão empresarial que afetam a saúde mental dos trabalhadores. O MPT tem muito a contribuir com a luta pela garantia dos direitos à saúde mental do trabalhador, mas, para isso, é importante que se amplie sua atuação para além do assédio moral. Este artigo pretende oferecer uma discussão sobre esse tema, de modo a amparar as práticas desses atores sociais.

Palavras-chave : Saúde do trabalhador; Saúde mental; Saúde mental relacionada ao trabalho; Direito do trabalho; Procurador do trabalho.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License