SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue1Concepts and practices of labor prosecutors on the relationship between mental health and workThe archeology of work psychodynamics in Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Cadernos de Psicologia Social do Trabalho

Print version ISSN 1516-3717

Abstract

LIMA, Maria Elizabeth Antunes  and  TRINDADE, Indira Barreto. O sentido do trabalho no contexto da atividade do catador de material reciclável: um estudo de caso. Cad. psicol. soc. trab. [online]. 2018, vol.21, n.1, pp. 33-43. ISSN 1516-3717.  http://dx.doi.org/10.11606/issn.1981-0490.v21i1p33-43.

O artigo apresenta a trajetória de uma trabalhadora que encontrou na catação de material reciclável sua própria sobrevivência e a de seus familiares. Por meio de um estudo de caso baseado no Método Biográfico, conforme foi proposto por Louis Le Guillant (2006), buscou-se apreender o sentido que essa catadora atribui ao seu trabalho. Foram realizadas entrevistas em profundidade, além de uma pesquisa documental, visando conhecer a história da associação à qual ela está vinculada. Os resultados oferecem uma maior visibilidade ao catador e ao trabalho que realiza, concluindo que, apesar de ser pouco valorizado socialmente, para além da garantia da sobrevivência, esse trabalho pode ser fonte de reconhecimento e de identidade, permitindo a emergência de novas perspectivas de vida e a projeção de um futuro melhor. Os resultados apontam ainda que a atividade de catação, embora realizada sob condições adversas, não se reduz à luta contra o sofrimento, podendo ser percebida também como fonte permanente de recriação e de novas formas de viver.

Keywords : Catadores; Sentido do Trabalho; Materiais Recicláveis.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License