SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número1Concepções e práticas de procuradores do trabalho sobre a relação entre saúde mental e trabalhoA arqueologia da psicodinâmica do trabalho no Brasil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Cadernos de Psicologia Social do Trabalho

versão impressa ISSN 1516-3717

Resumo

LIMA, Maria Elizabeth Antunes  e  TRINDADE, Indira Barreto. O sentido do trabalho no contexto da atividade do catador de material reciclável: um estudo de caso. Cad. psicol. soc. trab. [online]. 2018, vol.21, n.1, pp. 33-43. ISSN 1516-3717.  http://dx.doi.org/10.11606/issn.1981-0490.v21i1p33-43.

O artigo apresenta a trajetória de uma trabalhadora que encontrou na catação de material reciclável sua própria sobrevivência e a de seus familiares. Por meio de um estudo de caso baseado no Método Biográfico, conforme foi proposto por Louis Le Guillant (2006), buscou-se apreender o sentido que essa catadora atribui ao seu trabalho. Foram realizadas entrevistas em profundidade, além de uma pesquisa documental, visando conhecer a história da associação à qual ela está vinculada. Os resultados oferecem uma maior visibilidade ao catador e ao trabalho que realiza, concluindo que, apesar de ser pouco valorizado socialmente, para além da garantia da sobrevivência, esse trabalho pode ser fonte de reconhecimento e de identidade, permitindo a emergência de novas perspectivas de vida e a projeção de um futuro melhor. Os resultados apontam ainda que a atividade de catação, embora realizada sob condições adversas, não se reduz à luta contra o sofrimento, podendo ser percebida também como fonte permanente de recriação e de novas formas de viver.

Palavras-chave : Catadores; Sentido do Trabalho; Materiais Recicláveis.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License