SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número1O sentido do trabalho no contexto da atividade do catador de material reciclável: um estudo de casoDe "bandido" a "trabalhador": um estudo sobre a relação dos jovens com o trabalho a partir das medidas socioeducativas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Cadernos de Psicologia Social do Trabalho

versão impressa ISSN 1516-3717

Resumo

MACAªDO, Kátia Barbosa  e  HELOANI, Roberto. A arqueologia da psicodinâmica do trabalho no Brasil. Cad. psicol. soc. trab. [online]. 2018, vol.21, n.1, pp. 45-59. ISSN 1516-3717.  http://dx.doi.org/10.11606/issn.1981-0490.v21i1p45-59.

O objetivo do texto é apresentar dados que constituíram a arqueologia da Psicodinâmica do Trabalho no Brasil. Metodologia: foram realizadas 16 entrevistas individuais com Dejours e outros pesquisadores brasileiros que contribuíram para a introdução e disseminação dela no país e que adotam a abordagem em suas pesquisas. Para as entrevistas, considerou-se como critério o levantamento dos pesquisadores que estiveram no CNAM e os componentes do GT (Grupo de Trabalho em Psicodinâmica do Trabalho) da ANPEPP (Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa no Brasil). Os resultados são apresentados considerando quatro aspectos: as raízes da Psicodinâmica do Trabalho no Brasil; a expansão da Psicodinâmica no Brasil; divergências e convergências entre contexto francês e brasileiro; e críticas e limitações em relação à Psicodinâmica do Trabalho. Seguem as considerações finais.

Palavras-chave : Psicodinâmica; Arqueologia; Trabalho.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License