SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número1A arqueologia da psicodinâmica do trabalho no BrasilSofrimento psíquico e social na situação de desemprego índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Cadernos de Psicologia Social do Trabalho

versão impressa ISSN 1516-3717

Resumo

PEDRO, Fernanda Reis Alves de Oliveira  e  LIMA, Maria Elizabeth Antunes. De "bandido" a "trabalhador": um estudo sobre a relação dos jovens com o trabalho a partir das medidas socioeducativas. Cad. psicol. soc. trab. [online]. 2018, vol.21, n.1, pp. 61-71. ISSN 1516-3717.  http://dx.doi.org/10.11606/issn.1981-0490.v21i1p61-71.

O artigo apresenta os resultados de uma pesquisa realizada com jovens autores de atos infracionais no município de Belo Horizonte (MG). Adentrando a temática relativa ao eixo profissionalização, proposto pelas medidas socioeducativas, seu objetivo foi o de compreender o sentido que o trabalho assume para o jovem, considerando sua vivência anterior no trabalho informal - e frequentemente ilícito -, e sua nova experiência com as atividades propostas no contexto das medidas. A partir desse eixo norteador, tenta-se apreender melhor as categorizações sociais "trabalhadores" formais e "bandidos", considerando as mudanças ocorridas a partir da formação do jovem e sua inserção no mundo do trabalho formal. Os dados foram coletados por meio de entrevistas coletivas e individuais, sendo que estas últimas permitiram a elaboração de dois estudos de caso, escolhidos para serem expostos no artigo como forma de ilustração das novas perspectivas descobertas pelo jovem a partir de sua inserção em um projeto socioeducativo. Os resultados permitiram desvelar os sentidos atribuídos à categoria trabalho nos períodos anterior e posterior ao acautelamento, revelando que os sujeitos tendem a considerar como trabalho apenas as atividades lícitas que exerceram.

Palavras-chave : Juventude; Trabalho; Medida socioeducativa.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License