SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número1De "bandido" a "trabalhador": um estudo sobre a relação dos jovens com o trabalho a partir das medidas socioeducativasTrabalhadoras domésticas: trajetórias, vivências e vida cotidiana índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Cadernos de Psicologia Social do Trabalho

versão impressa ISSN 1516-3717

Resumo

SCHMIDT, Maria Luiza Gava; JANUA¡RIO, Caio Augusto Rodrigues Martins  e  ROTOLI, Liliane Ubeda Morandi. Sofrimento psíquico e social na situação de desemprego. Cad. psicol. soc. trab. [online]. 2018, vol.21, n.1, pp. 73-85. ISSN 1516-3717.  http://dx.doi.org/10.11606/issn.1981-0490.v21i1p73-85.

Esta pesquisa visou identificar fatores de sofrimento psíquico-social em desempregados. A coleta de dados foi realizada no Posto de Atendimento ao Trabalhador localizado num município do estado de São Paulo. Um Questionário Sociodemográfico e a escala para avaliação de sofrimento psíquico-social de trabalhadores desempregados foram utilizados para coleta de dados. Dos 100 respondentes, 57% são homens e 43% são mulheres, na faixa etária de 19 a 41 anos, com tempo médio de desemprego de 11,7 meses. A escala apresentou a média dos itens que correspondem ao sofrimento psíquico igual a 3,32 (desvio padrão = 1,29), com variação entre "às vezes" e "frequentemente" para aspectos como insegurança, medo e vergonha, enquanto a média do sofrimento social foi de 1,84 (desvio padrão = 0,98), variando entre "raramente" e "às vezes" com indicadores de suporte social de familiares e amigos. Os resultados revelaram a vivência do desemprego por parte dos respondentes e apontou para a necessidade de ações da psicologia nas áreas social, de trabalho e clínica voltadas a auxiliar nos impactos provocados pelo desemprego bem como a criação de políticas públicas para diminuir o impacto da recessão.

Palavras-chave : Desemprego; Precarização do trabalho; Sofrimento psíquico e social; Psicologia social e do trabalho.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License