SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número1Sofrimento psíquico e social na situação de desemprego índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Cadernos de Psicologia Social do Trabalho

versión impresa ISSN 1516-3717

Resumen

COUTINHO, Maria Chalfin; D'AVILA, Geruza Tavares; MADERS, Tielly Rosado  y  MORAIS, Marcelo. Trabalhadoras domésticas: trajetórias, vivências e vida cotidiana. Cad. psicol. soc. trab. [online]. 2018, vol.21, n.1, pp. 87-101. ISSN 1516-3717.  http://dx.doi.org/10.11606/issn.1981-0490.v21i1p87-101.

Em um contexto de mudanças na legislação, com ampliação de direitos no trabalho doméstico, foi desenvolvida uma pesquisa para investigar as práticas e os sentidos produzidos no cotidiano de trabalhadoras domésticas. A pesquisa foi realizada em duas regiões metropolitanas brasileiras: Grande Florianópolis e Baixada Fluminense. A partir dos chamados métodos biográficos, foram entrevistadas 27 trabalhadoras domésticas, mensalistas e diaristas, tendo como instrumentos complementares fotografias e agenda colorida. A análise resultou na identificação de três núcleos de significação: 1) trajetórias educacionais e laborais, 2) vivências no trabalho e 3) gestão da vida cotidiana e trabalho. As trajetórias revelam entrada precoce na vida laboral e baixa escolaridade como fatores que contribuíram para que exercessem o trabalho doméstico remunerado. As vivências foram permeadas por ambiguidades afetivas nas relações com contratantes e familiares, particularmente para as mensalistas. A gestão do cotidiano revela peculiaridades do trabalho de diaristas e mensalistas e capacidade de negociação com uso de astúcias e saberes tácitos. A análise evidencia a articulação entre ambiguidades afetivas e demandas imperativas num cotidiano de trabalho intenso, íntimo e com traços de herança escravagista.

Palabras clave : Trabalho doméstico; Cotidiano; Emoção; Trajetórias; Vivências.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License