SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue2Mental depletion and the work of a teacher: a case study in the public-school system"Then who am I?": the teaching work in childhood education and the impacts of the work organization in the dynamic of recognition author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Cadernos de Psicologia Social do Trabalho

Print version ISSN 1516-3717

Abstract

PEREIRA, Maristela de Souza; OLIVEIRA, Karol Teixeira de  and  SILVA, Ione Aparecida. Atuação intersetorial em saúde do trabalhador: desafios e possibilidades. Cad. psicol. soc. trab. [online]. 2018, vol.21, n.2, pp. 119-131. ISSN 1516-3717.  http://dx.doi.org/10.11606/issn.1981-0490.v21i2p119-131.

Neste artigo são discutidas dimensões relacionadas a potencialidades e dificuldades da ação intersetorial em saúde do trabalhador, usando como ponto de partida a análise de um caso concreto, um acidente de trabalho envolvendo 14 trabalhadores, no qual tiveram importante papel: uma unidade de saúde do Sistema Único de Saúde (SUS), o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador, o Ministério Público do Trabalho, uma Instituição de Ensino Superior pública e os trabalhadores envolvidos. O percurso de investigação do acidente, as diversas modalidades de assistência oferecidas aos trabalhadores afetados e as medidas jurídicas, de vigilância e de educação em saúde implementadas são apresentados como subsídio às reflexões sobre a atuação intersetorial, necessária para a atenção integral e resolutiva à saúde dos trabalhadores. Os resultados mostram que a articulação local é um ponto de apoio fundamental para a efetivação das ações intersetoriais e que a participação dos trabalhadores, maiores interessados na questão, também produz efeitos importantes nesse processo. Destaca-se ainda a necessidade de que os princípios vinculados à saúde do trabalhador como política de Estado sejam efetivamente incorporados às ações do SUS, enquanto palco sistêmico da Política Nacional de Saúde do Trabalhador.

Keywords : Saúde do trabalhador; Intersetorialidade; Acidente de trabalho; Níquel.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License